A Cia. É Tudo Cena!


   
 São 18 anos de atividades ininterruptas da Cia. de Teatro É Tudo Cena! Sempre trabalhando com dezenas de atores e técnicos, em seus diversos espetáculos. O que trouxe uma grande experiência na formação destes, sempre pautados pela proposta que acompanha a “Cia” desde sua fundação, que é a priorização de  trabalhar com profissionais afrobrasileiros.
a atriz Léa Garcia, como Obá, em Mitologia dos Deuses Africanos

         Por que essa priorização? Simples! Primeiro porque a dificuldade de absorção dos profissionais negros pelo mercado de trabalho é maior e segundo de apresentar a outros grupos alternativas para solução de suas dificuldades de produção.



Nesses 18 anos a Cia. É Tudo Cena! Trabalhou duro, fazendo das leituras dramatizadas de textos nacionais e internacionais com protagonistas negros desconhecidos do grande público, momentos de forte emoção e aproximação cada vez maior entre as pessoas, também foram marcantes as montagens dos espetáculos, as oficinas de teatro e os fóruns de discussão para propostas de políticas públicas para as artes cênicas.  A busca pela oportunidade de trabalhar com a autoestima da comunidade negra é uma decisão sem volta, pois só entende a sua grandeza quem conhece a sua história. 


Espetáculo Uma Rede para Yemanjá

A Cia. de Teatro É Tudo Cena! tem a finalidade de pesquisar, resgatar, valorizar e promover a cultura afrobrasileira, e através das artes cênicas retratar a riqueza e a contribuição da cultura afrobrasileira na sociedade contemporânea.   Num país em que  tem a maior número de negros fora do Continente Africano, ainda hoje nos deparamos com os desafios de promover políticas culturais e sociais afirmativas e inclusivas visando a integração e reafirmação de nossa identidade afrobrasileira. É importante estabelecer meios para que o teatro brasileiro seja capaz de evidenciar o negro na sociedade, assumindo e ocupando lugar de destaque na construção e garantia de crescimento pessoal, intelectual e profissional.


Espetáculo O Beijo da Mulher Aranha

A Cia. É Tudo Cena! trabalha no Estado do Rio de Janeiro, desde 1996, difundindo a história e mitos da ancestralidade africana, de personalidades negras brasileiras e com a temática do cotidiano da população negra.  Tendo em seu currículo quatro principais espetáculos: “A Morte de Bessie Smith”, de Edward Albee;  “A Mitologia dos Deuses Africanos – Orixás”, de Luiz Motta;  “Uma Rede Para Iemanjá”, de Antônio Callado e “O Beijo da Mulher Aranha”, de Manuel Puig. 


Currículo
   1996 - Milagre na Cela, de Jorge Andrade, direção Aduni Benton, no auditório da SBAT;

   1997/1998 - A Morte de Bessie Smith, de Edward Albee, direção Aduni Benton, Sala Coelho Neto - Uni-Rio, SESC - Engenho de Dentro, 4º Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida, com a indicação de Melhor Iluminação e Teatro Municipal de Cabo Frio;



·      1998 - O Beijo da Mulher Aranha, de Manuel Puig, direção Aduni Benton, na Sala Paschoal Carlos Magno - Uni-Rio e 5º Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida;



·      1998/1999 - Comédia Sem Título, de Martins Pena, direção Aduni Benton  - Auditório da SBAT, Museus do Paço Imperial, da República e Nacional de Belas Artes, Teatro Armando Gonzaga e SESC - São João de Meriti;

·      1999 - Orixás, de Luiz Motta , direção Aduni Benton - Sala Glauce Rocha - Uni-Rio;


·    1999 – Leitura dramatizada  da peça Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes , direção Aduni Benton  - Auditório Paulo Freire - Uni-Rio;



·      2001/2005  - A Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás, de Luiz Motta , direção Aduni Benton - Teatro João Caetano, SESC - São João de Meriti, Teatro Carlos Gomes, Teatro Ziembinski, Teatro do Centro Cultural Cartola, Teatro Mário Lago do Col. Pedro II;


·     2003/2004  - Uma Rede Para Yemonjá, de Antônio Callado , direção Aduni Benton - Teatro Noel Rosa - UERJ, Auditório do CEDIM e Teatro Municipal de Macaé;

·      2005 - recebe o convite para representar o Brasil no 5º Festival Internacional de Teatro em Farfa - Itália, promovido pelo Teatro Potlach de Fara Sabina;

·      2005 - É convidada para participar, em Salvador do I Fórum Nacional de Performance Negra;

·    2006 - Recebe a Moção de Louvor e Reconhecimento pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Vereador Brizola Neto, por estarem engajados em fazer cumprir a Lei 10.639/2003, que obriga o ensino da História da África e da Cultura Negra nas escolas. Apresentaram o espetáculo A Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás, de Luiz Motta, no Colégio Pedro II - unidade São Cristóvão, e no CIEP Mário Tamborindeguy - Irajá, para alunos, professores de História e Animadores Culturais.

·      2006 – Fundação do Iyún Asé Orin  - Coral de Cânticos Sagrados, que estreou no Centro Cultural da Justiça Federal;

·   2006 – Assinatura de contrato com a Lereby Produções Ltda., para a contratação da atriz Zezé Barbosa, para o filme “O Primo Basílio”;

·      2006 – Contratação de uma apresentação do Coral Iyún Asé Orin, pela HFN Produções Artísticas;

·      2006 – Produção do Iyún Asé Orin, contratado pelo Ese Empr. Teatral e Cultural;

·      2006 - É convidada para participar, em Salvador do II Fórum Nacional de Performance Negra;

·      2007 – Contrato de Operador de Luz,  Jorge Raibott, na peça “Dá um Jeitinho Aí”, pelo Palco Social – Oficinas de Criação de Espetáculos;

·      2007 – Apresentação da peça “Carolina – O Luxo do Lixo”, com o ator e diretor Wilson Rabelo, no Instituto Imaculada Conceição de Maria;

·      2007 – Apresentação do Iyún Asé Orin, no Projeto Camélias do Centro de Articulação de População Marginalizadas – CEAP;

·      2007Cobertura de filmagem da Conferência Municipal de Ação Social, em Arraial do Cabo;

·      2007 – Recebe convite da Casa da Gávea para participar do projeto Encontros o Globo – Ciclo de Leituras com o Musical “A História de Paulo Benjamim de Oliveira – O Paulo da Portela”, de Wilson Machado, sob a direção geral de Aduni Benton, direção musical e violão de Gabriel Moura, com os atores Zezé Motta, Wilson Rabelo, Celso Gonçalves, Adilson Nascimento e grande elenco, no Auditório do Jornal O Globo, sendo aplaudido de pé por 300 pessoas;

·   2007 – Treinamento preparatório para o projeto “A Gente não quer só Comida, a Gente quer Diversão, Educação e Arte” - Teatro, cinema, música e dança como técnica de educação.  Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo;

·      2007 – Foi realizado em Janeiro o Projeto do Iyún Asé Orin – Coral de Cânticos Sagrados, em 20 (vinte) Instituições, gratuitamente, através da parceria com a SEPPIR/PR;

·      2007 – Participação no Projeto Armazém das Leituras – Rio Designer Center – Leblon, com a leitura dramatizada das esquetes: Na Loja de Chapéus, de Karl Valentin e um trecho da peça Paulo da Portela, de Wilson Machado, direção Aduni Benton; 

·      2008 – Recebe o convite da Fundação Mudes, para participar com a leitura dramatizada Na Loja de Chapéus, de Karl Valentin, direção Aduni Benton,  no Encontro Empresarial “Liderança Pessoal & Comunicação”, Um Caminho da Realização Profissional, na UniverCidade do Centro;

·      2008 – A Cia. Recebe a Moção de Aplausos em Comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, proposta das Deputadas Beatriz Santos e Inês Pandelô;

·      2008 – Realiza o II Simpósio de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Arraial do Cabo, por solicitação do Fundo Mun. De Assist. Social;

·   2008 – Realiza o I Encontro com Art com o SUAS, à convite do Fundo Municipal de Assistência Social de Arraial do Cabo;


·    2008Produção de imagens das ações do Centro de Referência de Assist. Social em Figueira Monte Alto.  Redação, roteirização, pré-produção, captura de imagens, edição e finalização.  Por solicitação do Fundo Mun. De Assist. Social de Arraial do Cabo; 

·      2009 – É convidada para participar, em Salvador do III Fórum Nacional de Performance Negra;

·    2009 -  Recebe pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha a Moção de Louvor e Reconhecimento, da Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, através do Vereador Brizola Neto;

·      2009 – Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – II CONEPIR – publicado em DO do RJ, em 29/05/09;

·      2009  - Prêmio Klaus Vianna – Espetáculo 40 + 20 Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança;

·  2009 – Seminário IPCN 35 ANOS! UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO POLÍTICA, auditório do CEDIM;

·      2010 –  Montagem e Produção do Espetáculo 40 + 20 com a Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança;

·      2011 – Produção Técnica do espetáculo Sete Ventos, de Dèbora Almeida;

·      2011 – Produção Executiva do Projeto O Samba Carioca de Wilson Batista;

·    2011 – Apresentação do Espetáculo Solos em Companhia para  o Projeto Olonadé – A Cena Negra Brasileira;

·      2011 – Cobertura Fotográfica do Projeto de Mapeamento das Casas de Santo e de Matrizes Africanas;

·      2012 - Concorre com a esquete "Selvageria", com texto baseado na história de Nelson Rodrigues, no II Festival de Esquetes Ratos de Palco e vence nas categorias "Melhor Esquete" e "Melhor Ator" (voto popular) para Leandro Nicolau;

·      2013 -  Vence o edital do Prêmio FUNARTE de Arte Negra para montagem do espetáculo "A História de Paulo Benajim de Oliveira - O Paulo da Portela";

·      2014 - Vence o edital para ocupação por seis meses do CEU das Artes de Maricá com o projeto "A Cena Brasileira Na Cultura de Maricá".  

6 comentários:

  1. Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos com ênfase da Cultura Negra Brasileira, e principalmente aos realizados com fins de levar conhecimento à todos, da importãncia histórica, dos negros para formação cultural desse país.

    Desejo à vocês, SUSTENTABILIDADE!

    Att. André D'Ogum

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar de minha admiração e garra por Aduni Benton, então só desejo sucesso e muita merda para todos da equipe.

    Att. Sidnéia Pereira

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!

    ResponderExcluir