São 18 anos de atividades ininterruptas da Cia. de Teatro É Tudo Cena! Sempre trabalhando com dezenas de atores e técnicos, em seus diversos espetáculos. O que trouxe uma grande experiência na formação destes, sempre pautados pela proposta que acompanha a “Cia” desde sua fundação, que é a priorização de trabalhar com profissionais afrobrasileiros.
Por que essa priorização? Simples!
Primeiro porque a dificuldade de absorção dos profissionais negros pelo mercado
de trabalho é maior e segundo de apresentar a outros grupos alternativas para
solução de suas dificuldades de produção.
Nesses 18 anos
a Cia. É Tudo Cena! Trabalhou duro, fazendo das leituras dramatizadas de textos
nacionais e internacionais com protagonistas negros desconhecidos do grande
público, momentos de forte emoção e aproximação cada vez maior entre as
pessoas, também foram marcantes as montagens dos espetáculos, as oficinas de
teatro e os fóruns de discussão para propostas de políticas públicas para as
artes cênicas. A busca pela oportunidade
de trabalhar com a autoestima da comunidade negra é uma decisão sem volta, pois
só entende a sua grandeza quem conhece a sua história.
A Cia. de
Teatro É Tudo Cena! tem a finalidade de pesquisar, resgatar, valorizar e
promover a cultura afrobrasileira, e através das artes cênicas retratar a
riqueza e a contribuição da cultura afrobrasileira na sociedade
contemporânea. Num país em que tem a maior número de negros fora do
Continente Africano, ainda hoje nos deparamos com os desafios de promover políticas
culturais e sociais afirmativas e inclusivas visando a integração e reafirmação
de nossa identidade afrobrasileira. É importante estabelecer meios para que o
teatro brasileiro seja capaz de evidenciar o negro na sociedade, assumindo e
ocupando lugar de destaque na construção e garantia de crescimento pessoal,
intelectual e profissional.
A Cia. É Tudo Cena! trabalha no Estado do
Rio de Janeiro, desde 1996, difundindo a história e mitos da ancestralidade
africana, de personalidades negras brasileiras e com a temática do cotidiano da
população negra. Tendo em seu currículo
quatro principais espetáculos: “A Morte de Bessie Smith”, de Edward
Albee; “A Mitologia dos Deuses
Africanos – Orixás”, de Luiz Motta; “Uma
Rede Para Iemanjá”, de Antônio Callado e “O Beijo da Mulher Aranha”,
de Manuel Puig.
Currículo
. 1996 - Milagre na Cela, de Jorge Andrade, direção Aduni Benton, no auditório da SBAT;
● 1997/1998 - A Morte de Bessie Smith, de Edward Albee, direção Aduni Benton, Sala Coelho Neto - Uni-Rio, SESC - Engenho de Dentro, 4º Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida, com a indicação de Melhor Iluminação e Teatro Municipal de Cabo Frio;
Currículo
. 1996 - Milagre na Cela, de Jorge Andrade, direção Aduni Benton, no auditório da SBAT;
● 1997/1998 - A Morte de Bessie Smith, de Edward Albee, direção Aduni Benton, Sala Coelho Neto - Uni-Rio, SESC - Engenho de Dentro, 4º Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida, com a indicação de Melhor Iluminação e Teatro Municipal de Cabo Frio;
· 1998 - O Beijo da Mulher Aranha,
de Manuel Puig, direção Aduni Benton, na Sala Paschoal Carlos
Magno - Uni-Rio e 5º Festival de Teatro da Universidade Veiga de Almeida;
· 1998/1999 - Comédia Sem Título,
de Martins Pena, direção Aduni Benton - Auditório da SBAT, Museus
do Paço Imperial, da República e Nacional de Belas Artes, Teatro Armando
Gonzaga e SESC - São João de Meriti;
· 1999 - Orixás, de Luiz Motta , direção Aduni Benton - Sala Glauce Rocha - Uni-Rio;
· 1999 – Leitura dramatizada da peça Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo
Pontes , direção Aduni Benton -
Auditório Paulo Freire - Uni-Rio;
· 2001/2005 - A Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás,
de Luiz Motta , direção Aduni Benton - Teatro João Caetano, SESC
- São João de Meriti, Teatro Carlos Gomes, Teatro Ziembinski, Teatro do Centro
Cultural Cartola, Teatro Mário Lago do Col. Pedro II;
· 2003/2004 - Uma Rede Para Yemonjá, de Antônio Callado , direção Aduni Benton - Teatro Noel Rosa - UERJ, Auditório do CEDIM e
Teatro Municipal de Macaé;
· 2005 - recebe o convite para representar o Brasil no 5º
Festival Internacional de Teatro em Farfa - Itália, promovido pelo Teatro
Potlach de Fara Sabina;
·
2005 -
É convidada para participar, em Salvador do I Fórum Nacional de Performance
Negra;
· 2006 - Recebe a Moção de Louvor e Reconhecimento pela Câmara Municipal do
Rio de Janeiro, através do Vereador Brizola Neto, por estarem engajados
em fazer cumprir a Lei 10.639/2003, que obriga o ensino da História da África e
da Cultura Negra nas escolas. Apresentaram o espetáculo A Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás, de Luiz Motta, no
Colégio Pedro II - unidade São Cristóvão, e no CIEP Mário Tamborindeguy -
Irajá, para alunos, professores de História e Animadores Culturais.
· 2006 – Fundação do Iyún Asé Orin - Coral de Cânticos Sagrados, que
estreou no Centro Cultural da Justiça Federal;
· 2006 – Assinatura de contrato com a Lereby Produções
Ltda., para a contratação da atriz Zezé Barbosa, para o filme “O Primo
Basílio”;
· 2006 – Contratação de uma apresentação do Coral Iyún Asé Orin, pela HFN
Produções Artísticas;
· 2006 – Produção do Iyún Asé Orin,
contratado pelo Ese Empr. Teatral e Cultural;
·
2006 -
É convidada para participar, em Salvador do II Fórum Nacional de Performance
Negra;
· 2007 – Contrato de Operador de Luz, Jorge Raibott, na peça “Dá um Jeitinho
Aí”, pelo Palco Social – Oficinas de Criação de Espetáculos;
· 2007 – Apresentação da peça “Carolina – O Luxo do Lixo”, com o ator e diretor Wilson Rabelo, no Instituto Imaculada Conceição de Maria;
· 2007 – Apresentação da peça “Carolina – O Luxo do Lixo”, com o ator e diretor Wilson Rabelo, no Instituto Imaculada Conceição de Maria;
· 2007 – Apresentação do Iyún Asé Orin,
no Projeto Camélias do Centro de Articulação de População Marginalizadas –
CEAP;
· 2007 – Cobertura de filmagem da Conferência
Municipal de Ação Social, em Arraial do Cabo;
· 2007 – Recebe convite da Casa da Gávea para
participar do projeto Encontros o Globo – Ciclo de Leituras com o Musical “A
História de Paulo Benjamim de Oliveira – O Paulo da Portela”, de Wilson
Machado, sob a direção geral de Aduni Benton, direção musical e violão de
Gabriel Moura, com os atores Zezé Motta, Wilson Rabelo, Celso Gonçalves,
Adilson Nascimento e grande elenco, no Auditório do Jornal O Globo, sendo
aplaudido de pé por 300 pessoas;
· 2007 – Treinamento preparatório para o projeto “A
Gente não quer só Comida, a Gente quer Diversão, Educação e Arte” - Teatro,
cinema, música e dança como técnica de educação. Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo;
· 2007 – Foi realizado em Janeiro o Projeto do Iyún
Asé Orin – Coral de Cânticos Sagrados, em 20 (vinte) Instituições,
gratuitamente, através da parceria com a SEPPIR/PR;
· 2007 – Participação no Projeto Armazém das Leituras
– Rio Designer Center – Leblon, com a leitura dramatizada das esquetes: Na
Loja de Chapéus, de Karl Valentin e um trecho da peça Paulo da Portela, de
Wilson Machado, direção Aduni Benton;
· 2008 – Recebe o convite da Fundação Mudes, para
participar com a leitura dramatizada Na Loja de Chapéus, de Karl
Valentin, direção Aduni Benton, no
Encontro Empresarial “Liderança Pessoal & Comunicação”, Um Caminho da
Realização Profissional, na UniverCidade do Centro;
· 2008 – A Cia. Recebe a Moção de Aplausos em Comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, proposta das Deputadas Beatriz Santos e Inês Pandelô;
· 2008 – Realiza o II Simpósio de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Arraial do Cabo, por solicitação do Fundo Mun. De Assist. Social;
· 2008 – A Cia. Recebe a Moção de Aplausos em Comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, proposta das Deputadas Beatriz Santos e Inês Pandelô;
· 2008 – Realiza o II Simpósio de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Arraial do Cabo, por solicitação do Fundo Mun. De Assist. Social;
· 2008 – Realiza o I Encontro com Art com o SUAS, à
convite do Fundo Municipal de Assistência Social de Arraial do Cabo;
· 2008 – Produção de imagens das ações do Centro de Referência
de Assist. Social em Figueira Monte Alto.
Redação, roteirização, pré-produção, captura de imagens, edição e
finalização. Por solicitação do Fundo
Mun. De Assist. Social de Arraial do Cabo;
·
2009 –
É convidada para participar, em Salvador do III Fórum Nacional de
Performance Negra;
· 2009 - Recebe pelo
Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha a Moção de
Louvor e Reconhecimento, da Câmara de Vereadores do Município do Rio de
Janeiro, através do Vereador Brizola Neto;
· 2009 – Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – II CONEPIR – publicado em DO do RJ, em 29/05/09;
· 2009 – Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – II CONEPIR – publicado em DO do RJ, em 29/05/09;
· 2009 - Prêmio Klaus Vianna – Espetáculo 40 + 20 Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança;
· 2009 – Seminário IPCN 35 ANOS! UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO
POLÍTICA, auditório do CEDIM;
· 2010 – Montagem e Produção do Espetáculo 40 + 20 com a
Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança;
· 2011 – Produção Técnica do espetáculo Sete Ventos, de Dèbora Almeida;
· 2011 – Produção Executiva do Projeto O Samba Carioca de Wilson Batista;
· 2011 – Apresentação do Espetáculo Solos em Companhia para o Projeto Olonadé – A Cena Negra Brasileira;
· 2011 – Cobertura Fotográfica do Projeto de Mapeamento das Casas de Santo e de
Matrizes Africanas;
· 2012 - Concorre com a esquete "Selvageria", com texto baseado na história de Nelson Rodrigues, no II Festival de Esquetes Ratos de Palco e vence nas categorias "Melhor Esquete" e "Melhor Ator" (voto popular) para Leandro Nicolau;
· 2013 - Vence o edital do Prêmio FUNARTE de Arte Negra para montagem do espetáculo "A História de Paulo Benajim de Oliveira - O Paulo da Portela";
· 2014 - Vence o edital para ocupação por seis meses do CEU das Artes de Maricá com o projeto "A Cena Brasileira Na Cultura de Maricá".
· 2012 - Concorre com a esquete "Selvageria", com texto baseado na história de Nelson Rodrigues, no II Festival de Esquetes Ratos de Palco e vence nas categorias "Melhor Esquete" e "Melhor Ator" (voto popular) para Leandro Nicolau;
· 2013 - Vence o edital do Prêmio FUNARTE de Arte Negra para montagem do espetáculo "A História de Paulo Benajim de Oliveira - O Paulo da Portela";
· 2014 - Vence o edital para ocupação por seis meses do CEU das Artes de Maricá com o projeto "A Cena Brasileira Na Cultura de Maricá".
Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos com ênfase da Cultura Negra Brasileira, e principalmente aos realizados com fins de levar conhecimento à todos, da importãncia histórica, dos negros para formação cultural desse país.
ResponderExcluirDesejo à vocês, SUSTENTABILIDADE!
Att. André D'Ogum
Sou suspeita para falar de minha admiração e garra por Aduni Benton, então só desejo sucesso e muita merda para todos da equipe.
ResponderExcluirAtt. Sidnéia Pereira
Em primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!
ResponderExcluirEm primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!
ResponderExcluirEm primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!
ResponderExcluirEm primeiro lugar quero dizer que para mim foi uma honra,trabalhar e ser dirigido por,Adoni Benton na peça: A MITOLOGIA DOS DEUSES AFRICANOS.Onde aprendi muito,num breve periodo.Bom quero parabenizar a CIA.DE TEATRO É TUDO CENA! por esse belo e vasto tempo de trabalho e pura história.Bravo,bravo....!
ResponderExcluir