Mitologia dos Deuses Africanos

Autor: Luiz Motta
Direção e adaptação: Aduni Benton

       O texto é fascinante e consegue transmitir uma dramaturgia forte e instigante do início ao fim. Intensificamos o espetáculo com música ao vivo e uma coreografia dinâmica e forte.     

        Não queríamos de forma alguma reproduzir um candomblé, muito pelo contrário, fomos buscar na origem africana, a performance dos negros, que é a nossa inspiração para contarmos o mito dos Orixás, sem que esta pesquisa nos aprisionasse, mas que nos desse liberdade de expressar a nossa música e a nossa dança, ou seja, reproduzimos a música e a dança africanas, a partir dessas pesquisas.

     A Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás se passa na África, do século XII d.C., quando os deuses africanos povoavam a terra junto com os humanos. Criar uma África primitiva, o canto, a dança originais desses Orixás, é o nosso ponto de partida, com grande carga dramática, mas sem deixar de mostrar a alegria dos negros que mesmo diante da morte cantam e dançam, como nos Axêxês.

    Na montagem da peça, trabalhamos com atores-cantores.  Apesar do espetáculo não ser um musical, é pautada com muita inserção de música, com dança e canto, solados pelos atores e acompanhadas pelos dois músicos percussionistas.


a atriz Léa Garcia, como Obá













4 comentários:

  1. Esse espetáculo foi realmente incrível...
    A capacidade que os atores tiveram de expressar o místico que desperta a curiosidade de muitos que procuram essa religião, para compreensão dessa magia boa que o Candomblé têm, foi perfeita!
    Eu assisti esse espetáculo 08 vezes e indiquei a vários amigos!

    PARABÉNS e busquem continuar nessa linha de pesquisa, para colocar em cartaz, espetáculos tão expressivos como foi esse.

    André D'Ogum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pelo carinho e por ter assistido a peça por 8 vezes! Saiba que para nós da Cia. É Tudo Cena! é prazer e uma grande satisfação ter esse feedback de nossos espetáculos. Nossa intenção é de trabalhar com a autoestima da comunidade negra e sua cultura, pois só entende a sua grandeza quem conhece a sua história. Forte abraço!

      Produção Cia. É Tudo Cena!

      Excluir
  2. Sou do RJ, gostaria de acompanhar a agenda pois gostaria muito de poder ver a peça.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alex, obrigado por acessar nosso blog!
    Este espetáculo foi apresentado em duas ocasiões: Em 2001 e em 2005 nos teatros João Caetano, SESC - São João de Meriti, Teatro Carlos Gomes, Teatro Glauce Rocha, Teatro do Centro Cultural Cartola e no Teatro Mário Lago do Col. Pedro II. Nossa intenção é voltar com esse espetáculo. Fique ligado em nosso blog. Forte abraço!

    Produção Cia. É Tudo Cena!

    ResponderExcluir