quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cia. É Tudo Cena! participa de audiência pública em Brasília

A diretora artística da Cia. É Tudo Cena!, Aduni Benton, e o diretor de produção Marcos Paulo Silva, estiveram presentes no dia 21 último, em Brasília, na audiência pública da comissão de Educação  e Cultura, que tratava da questão de editais de projetos culturais e de fomento das políticas de patrocínio para a arte e cultura negra, juntamente com representantes de vários movimentos negros do Brasil.

Dentre as autoridades que estiveram presentes na audiência, destacam-se os presidentes da mesa, deputados Newton Lima e Luiz Alberto, além dos deputados que participaram da plenária Waldenor Pereira, Paulo Rubem Santiago, Edson Santos, Francisco Everardo Oliveira Silva e Jean Wyllys. Foram convidados a compor a mesa, a ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial Luiza Helena de Bairros, Valdina Oliveira Pinto - Makota (Terreiro Taruni Junçara), José Hilton Santos Almeida - Cobrinha (membro do Movimento AKOBEN), Henilton Menezes (representante do Ministério da Cultura), Elói Ferreira (Presidente da Fundação Palmares), José Avelar Matias Lopes (Gerente Executivo de Marketing do Banco do Brasil), Noaide Nery Correa (Representante da Empresa de Correios e Telégrafos - ECT), Gustavo Luiz Pacheco (Gerência Nacional de Promoções, Cultura e Esportes da Caixa Econômica Federal) e Antônio Carlos Gonçalves (Secretário de Comunicação da Presidência da República).

Marcos Paulo Silva, Luiz Carlos Gá, Ana Paula Black, Sarito Rodrigues, Claudia Vitalino, Iléa Ferraz e Aduni Benton. Foto de Ierê Ferreira 


Aduni Benton, em seu discurso, chamou a atenção dos que compunham a mesa em detrimento  a publicação da II CONAPIR (Conferência Nacional de Cultura), onde fala que "todos os editais públicos de cultura possam em seu corpo de jurados avaliadores reunirem, no mínimo, dois integrantes da etnia negra especializados em cultura negra para avaliar os projetos (...)". E ainda salientou que "o que nós queremos é que seja cumprido, tanto na conferência nacional de cultura quanto na conferência nacional de igualdade racial (...) porque não está sendo cumprido. É uma falácia!"
.
A diretora artística da Cia. É Tudo Cena! também cobrou dos responsáveis pela elaboração de editais destinados a projetos de ocupção em teatros da FUNARTE mais transparência nas apurações e nos processos decisórios. Abaixo, confira o vídeo do discurso de Aduni na audiência pública.


 
 

2 comentários:

  1. Parabéns por mais essa conquista, a classe criativa, produtiva e resistente compartilha e se mantém unida mesmo que um pouco distante. Que venham outras e virão!
    Gentilmente,
    Karla Cris Belfort

    ResponderExcluir